fbpx

O marketing digital pode ser considerado como o investimento mais barato e com maior taxa de retorno imediato. Isto porque, cada vez mais, os consumidores pesquisam e compram marcas de produtos ou serviços online, e dentre as suas preferências, acabam por optar por marcas que realmente se comunicam através das Redes. Isto faz com que as marcas queiram investir cada vez mais na presença digital em todas as Redes Sociais disponíveis. Mas será que estar presente em todas as Redes é uma boa estratégia?

Ter uma conta criada em todas as Redes Sociais, não significa que a sua marca estará presente em todas elas. Cada vez mais as plataformas Sociais alteram os algoritmos para reduzir o alcance orgânico do conteúdo dos perfis e marcas. Isto faz com que o perfil criado em determinada Rede Social, que não é “alimentado”, caia no esquecimento e se torne totalmente sem valor no mundo digital.

Antes de decidir iniciar a sua presença digital, é importante observar os seguintes pontos:

  1. Entenda o seu público

O consumidor online é o mesmo consumidor físico, a diferença é que este opta pelo conforto e comodidade da compra online. Este consumidor precisa ser alcançado pela sua marca e convencido dos seus benefícios, em comparação com a sua concorrência. E este trabalho torna-se ainda mais difícil quando não há conversa direta e contacto físico, na hora da compra. Por isso, conhecer bem o seu público é um fator decisivo para o sucesso nos resultados online da marca.

  • Crie um plano estratégico

O mercado digital é muito mais competitivo, já que com um maior investimento, as marcas grandes ou concorrentes podem ofuscar a sua marca, e competir pelo mesmo público que está presente no mesmo local, graças às Redes Sociais. Por isso, é muito importante que a presença digital tenha um plano estratégico para destacar o seu diferencial e alcançar o seu público de forma eficaz.

  • Mantenha o conteúdo atualizado

Ao ter contacto com um anúncio ou uma indicação de um amigo, o primeiro comportamento do consumidor digital é pesquisar sobre a marca / produto nos motores de busca e, a seguir, visitar as suas Redes Sociais. Ter uma rede social com o conteúdo desatualizado transmite ao consumidor uma imagem negativa. Ele pode assumir que há falta de segurança na hora da compra, já que com uma marca que não é responsiva e atualizada na Rede Social, provavelmente não haverá suporte para tirar dúvidas. A preferência na compra irá rapidamente para o seu concorrente.

  • Trate seu cliente de forma personalizada

O atendimento ao consumidor online não deve ser frio ou impessoal, e deve evitar tentar acelerar o processo de conversão, apenas porque não existe contacto pessoal. Muito pelo contrário, no mundo digital, cada dúvida e sugestão deverá ser ouvida, e o tratamento com o seu cliente deverá ter tanto apreço e atenção quanto com o seu cliente físico.

Deixe uma resposta